MILAGE APRENDER +

A APP QUE INCENTIVA OS ALUNOS A ENTENDER A MATEMÁTICA

O projeto MILAGE lançou a app MILAGE Aprender+, que disponibiliza conteúdos pedagógicos na área da matemática dentro e fora da sala de aula. Esta ferramenta funciona como um apoio aos alunos, de forma a resolver autonomamente os exercícios e, ao mesmo tempo, aos professores, no que toca à gestão do tempo das aulas, contribuindo ativamente para as metas do Eixo 2 – Educação, do INCoDe.2030.

O MILAGE – MathematIcs bLended Augmented GamE é um projeto ERASMUS+, financiado pela União Europeia, e tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática. A iniciativa baseia-se num sistema de aprendizagem misto (blended-learning), conjugando aulas presenciais com aulas online, de forma a manter os estudantes motivados pela exploração de ferramentas matemáticas através das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). 

Neste contexto, a Universidade do Algarve (UAlg), coordenadora do projeto, desenvolveu a MILAGE Aprender+, que está disponível gratuitamente para dispositivos móveis Android e iOS da Apple.

A app MILAGE Aprender+ incorpora características de gamificação, com exercícios em diferentes níveis de dificuldade, de forma a incluir alunos em todos os níveis de aprendizagem. A app inclui também um sistema de autoavaliação e de avaliação pelos pares, a revisão de conteúdos para o armazenamento do conhecimento na memória de longa duração, e ainda a identificação dos passos fundamentais na resolução de exercícios.

A par desta ferramenta para os alunos, foi também criada a aplicação de back-office MILAGE Aprender+ Professores, destinada às escolas que desejam associar-se ao desenvolvimento de conteúdos para o ensino de matemática, como para outras disciplinas, que podem ser incluídas na app. 

De forma a divulgar e promover a utilização da app MILAGE Aprender+ junto dos agrupamentos e escolas do  país, a Direção-Geral de Educação (DGE) e a UAlg assinaram um protocolo de colaboração a nível técnico, pedagógico e logístico.


(fonte -https://www.incode2030.gov.pt/ destaque/milage-aprender-app-que-incentiva-os-alunos-entender-matematica)

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

PROTOCOLO ASSINADO COM A UNIVERSIDADE DO ALGARVE

O Agrupamento de Escolas de Santo André estabeleceu um protocolo educativo com a Universidade do Algarve no âmbito da plataforma MILAGE APRENDER+ no ano letivo 2020/2021. 

Trabalho inter e transdisciplinar 
Entre as TIC e a Matemática

ESTAMOS ON!

O melhor dos professores para o bem de todos os alunos.


Professora embaixadora e criadora de conteúdos Milage Aprender+:: 

Elisabete SImões 

Professora embaixadora Milage Aprender+

Helena Freixo