PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS CRIANÇAS E JOVENS


OBJETIVOS

Prevenir e Intervir para o Sucesso

Implementar a metodologia de referência “Projeto Arco-Íris”, para promover a autonomia e os processos de autorregulação a jusante como forma de prevenir o abandono e o insucesso escolar, o mais precocemente possível, com particular incidência nos níveis mais baixos de
escolaridade/educação.

projeto direciona-se para os cerca de 50% do total das crianças/alunos do Agrupamento (alunos do 1º ciclo ao 2º ciclo), que frequentam os vários estabelecimentos de ensino e conta com a participação direta e/ou indireta de cerca de 75% dos docentes.
Assim, numa primeira instância, os educadores e professores terão de participar na formação que os capacite nos processos de autorregulação da aprendizagem e de tutoria e replicação desse conhecimento adquirido. 

Simultaneamente, pretende-se diagnosticar os alunos de “risco”, bem como as famílias para, depois, as envolver e as capacitar para que possam acompanhar o processo educativo das crianças e dos alunos. (a realizar em conjunto com os parceiros, CPCJ, Intervenção Precoce, Saúde Escolar, Programa EPIS).
Pretende-se que esta intervenção ao nível do 1º e 2.º Ciclo seja promotora, a montante, de mais e melhores aprendizagens e que contribua quer para a redução das taxas de retenção quer para a redução do absentismo e do abandono escolar.
Será ainda necessário sensibilizar quer os docentes quer os assistentes operacionais para as questões das competências parentais; no caso dos docentes procurar-se-á dotá-los ainda de competências para estabelecer a mediação escola-família;

METAS

  • - Formação do corpo docente pela equipa de investigação GUIA (grupo universitário de investigação da autorregulação) da Universidade do Minho.
  • - Monitorização dos resultados académicos que  comprovem a melhoria ou não da metodologia;
  • - Maior envolvimento dos pais;
  • - Melhores resultados dos alunos na avaliação interna e externa;
  • - Diminuição das taxas de retenção dos alunos no 1º e 2º Ciclos;
  • - Diminuição da taxa de abandono escolar;
  • - Maior motivação/grau de satisfação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

AVALIAÇÃO

  • - Monitorização e avaliação da implementação da metodologia de referência realizada pela equipa de investigação GUIA.
  • - Resultados da avaliação interna e externa.

DURAÇÃO

  • - 36 meses

IMPLEMENTAÇÃO

É importante ensinar e treinar os processos de autorregulação da aprendizagem e por isso é extremamente importante a formação e capacitação do corpo docente. 

É importante que as crianças e jovens conheçam o mais cedo possível todos os processos envolvidos no aprender, no trabalho de equipa e na resolução de problemas. É importante que as intervenções educativas estejam ancoradas em modelos teóricos sólidos e em resultados de investigação que as confirmem como boas práticas educativas.
Este projeto está fundado na investigação desenvolvida ao longo dos últimos 18 anos pela equipa de investigação GUIA (Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação) no âmbito dos processos de autorregulação da aprendizagem.

O projeto inciou com a formação dos titulares e diretores de 5 turmas do 4.º e do 5.º ano de escolaridade. 

Formação Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019/2020

No âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento, o GUIA realizou a segunda oficina de formação "Promoção da autorregulação da aprendizagem através de narrativas: "Projeto Arco-íris". 

A iniciativa decorreu nos dias 11 e 12 de novembro na Escola Secundária Padre António Macedo em Vila Nova de Santo André.

VÍDEO PROMOCIONAL

A Fundação Gulbenkian, através dos realizadores Miguel Munhá e Tiago Figueiredo realizaram um vídeo promocional do projeto implementado no AESA com base na metodologia "Arco-Íris" e que foi tornado público no dia 26/09/2019.  As nossas estrelas foram a turma do 4.º ano e a sua professora Anabela Maia.

Todos os alunos, encarregados de educação, pais e professores envolvidos na implementação da metodologia "Arco-Íris" estão de parabéns! 

Formação Academias Gulbenkian do Conhecimento 2018/2019

No âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento, o GUIA realizou a primeira oficina de formação "Promoção da autorregulação da aprendizagem através de narrativas: "Projeto Arco-íris". 

A iniciativa decorreu nos dias 19 e 20 de novembro na Escola Secundária Padre António Macedo.